Cáritas se mobiliza para ajudar Japão, solidariedade na quaresma.


"Um tsunami atingiu o nosso povo. Uma onda anômala assolou nossas vidas. Estamos ainda em estado de choque com o que aconteceu. As notícias são confusas, mas a diocese mais afetadas é a de Sendai. O nosso bispo, Dom Isao Kikuchi, presidente da Caritas no Japão, garante que como comunidade católica japonesa, embora muito pequena, vamos deixaremos faltar o nosso compromisso e a nossa solidariedade para com as vítimas": é a história contada à Agência Fides por Pe. Koichi Otaki, sacerdote japonês e chanceler da Diocese de Niigata, poucas horas depois do terremoto e do tsunami que atingiu o norte do Japão, hoje, 11 de março, às 15h (hora local). "O tsunami nos lembra da precariedade da vida. A solidariedade e a assistência às vítimas certamente serão o nosso compromisso para a Quaresma", disse o sacerdote.

Um tsunami de dez metros de altura atingiu a costa de Sendai, capital da província de Miyagi, no nordeste do Japão, depois de alguns violentos sismos violentos registrados ao largo das costas nipônicas.
A emergência investiu o Bispo de Kikuchi, que tinha acabado de retornar ao Japão após a reunião da Caritas na Ásia, em Bangkok, onde a assembléia elegeu o novo presidente da Caritas da Ásia, nomeação que será ratificada pela Assembléia Geral da Caritas Internacional em maio próximo, em Roma. 

O diretor da Caritas na Ásia, Pe. Bonnie Mendes, contatado pela Fides em Bangcoc, disse: “Estamos em constante contato com a Caritas japonesa que está monitorando a situação, os danos e as vítimas. Esperamos que não se tenha muita perda de vidas humanas. Esperamos conhecer melhor a situação dos deslocados e suas necessidades a fim de planificar uma intervenção de emergência”.
Fonte: Agência Fides

Nenhum comentário:

Postar um comentário